Os desafios do capitalismo de plataforma
entendendo a lógica de um novo modelo de negócios
Palavras-chave:
Plataformas digitais, Dados, Capitalismo de plataforma, Monopolização, Economia do compartilhamentoResumo
As plataformas digitais estão redefinindo nosso mundo, mas sua análise crítica frequentemente ignora o cerne de sua operação: elas são, antes de tudo, atores econômicos no capitalismo. Seu modelo de negócio reside em unir diferentes grupos, mas sua verdadeira mercadoria é o dado. As plataformas são projetadas para extrair e utilizar dados, monitorando interações e consolidando poder. Essa obsessão por dados leva a conflitos com a privacidade, que são inerentes ao capitalismo de plataforma, não acidentais. O apetite por dados também impulsiona a expansão constante dessas empresas, que adquirem outras e se diversificam para novas áreas. A competição por dados as leva à convergência de atuação, e à monopolização, beneficiadas pelos efeitos de rede. A economia do compartilhamento é um modelo insustentável. Elas terceirizam custos e exploram trabalhadores, operando com prejuízo e dependendo de capital de risco. Com o avanço das regulamentações e a mobilização dos trabalhadores, essas plataformas tendem a falir ou se transformar. O desafio é compreender e combater o poder desse modelo datacêntrico.
Downloads
Referências
STONE, Brad; CHEN, Lulu Y. Uber slayer: how China’s Didi beat the ride-hailing superpower. Bloomberg Businessweek, 6 out. 2016. Disponível em: https://www.bloomberg.com/features/2016-didi-cheng-wei.
UBER losing $1 billion a year to compete in China. Reuters, 18 fev. 2016. Disponível em: http://www.reuters.com/article/uber-china-idUSKCN0VR1M9.
ZUBOFF, Shoshana. The Secrets of Surveillance Capitalism. Frankfurter Allgemeine, 5 mar. 2016. Disponível em: http://www.faz.net/aktuell/feuilleton/debatten/the-digital-debate/shoshana-zuboff-secrets-of-surveillancecapitalism-14103616.html.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nick Srnicek

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Essa licença permite a reprodução total ou parcial, em qualquer meio ou suporte, desde que para fins não comerciais e citada a fonte.
Os direitos do texto e a responsabilidade por seu conteúdo são das(os) respectivas(os) autoras(es).

